Unidos Pela Vacina

Unidos Pela Vacina e Tagcom: uma parceria pela vida.

CENÁRIO

No final do ano de 2019 e início de 2020, o mundo todo foi surpreendido pelo surto da COVID-19, que logo se tornou uma pandemia global. Com centenas de milhares de infectados e muitas mortes em tão pouco tempo, empresas farmacêuticas corriam para desenvolver uma vacina que pudesse trazer mais segurança à população mundial. A campanha de vacinação “Unidos pela Vacina”, que teve como principal objetivo acelerar o processo de imunização no país, surgiu no fim de 2020 como um movimento apartidário criado pelo Grupo Mulheres do Brasil, projeto liderado por Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. Por meio da nossa aliança com a Ogilvy do Brasil, agência responsável pela conta da Magazine Luiza, recebemos o convite para participar deste importante movimento. Como cuidar das pessoas está no nosso DNA, entendemos ser nossa responsabilidade contribuir com nossa expertise digital, de forma voluntária, para o desenvolvimento do projeto.

 

ESTRATÉGIA

Durante a campanha, formatamos uma equipe enxuta e pontual, muito focada e engajada no desafio de comunicar e despertar toda a população sobre a importância de se unir contra o vírus da COVID-19. Iniciamos criando um planejamento estratégico digital com gestão de conteúdo, SAC 2.0, ativações e monitoramento. Toda a comunicação digital foi realizada em três fases: A primeira delas de awareness, para tornar o movimento conhecido, que além dos canais digitais, contou com reforço off-line. A segunda fase de conscientização, com ações nas redes sociais para disseminação de informações sobre a vacina, combate à fake news e contou com rede de profissionais da saúde e influenciadores a fim de propagar a mensagem. E a terceira, com o objetivo de divulgar ações concretas realizadas. O movimento auxiliou na distribuição e transporte dos imunizantes e investiu em infraestrutura em diversos municípios para armazenamento da vacina.

 

AÇÃO NO KAWAI

O romper estratégico da comunicação veio por meio da aliança que formamos com a Ogilvy do Brasil e também com a Kwai (uma rede social de vídeos curtos). No perfil da campanha no aplicativo, foi criada a ação #FazendoMinhaParte, incentivando os usuários a compartilhar a forma como têm contribuído para o fim da pandemia. A ação contou com o reforço de influenciadores e do próprio Kwai na divulgação. Em quase um mês, foram mais de 84.000 vídeos produzidos com a hashtag, 425 milhões de visualizações e 4.6 milhões de compartilhamentos. E o perfil do movimento atingiu seu primeiro milhão de seguidores.

 

RESULTADOS

Formatamos uma equipe enxuta e pontual, muito focada e engajada no desafio de comunicar e despertar toda a população sobre a importância de se unir contra o vírus da COVID-19, a campanha alcançou números expressivos nas redes sociais, levando conteúdo relevante e de credibilidade para a população brasileira, contribuindo para aceleração da vacinação no país:

+ de 1 milhão de seguidores conquistados ao longo da existência do movimento.

+ de 250 conteúdos produzidos para os canais digitais do movimento.

+ 500 milhões de visualizações no Kwai, principal canal de vídeos do movimento, e no YouTube.

Em mídia, também foram realizadas ações pontuais, com ajuda de parceiros voluntários que obtiveram bons resultados:

+ 300 mil impressões do anúncio

+ 3.300 cliques nas peças direcionadas ao site

Números que representaram um CTR de 1,10%, resultado acima da média para campanhas em display

A campanha teve duração de oito meses, de fevereiro a setembro de 2021. Isso é romper para comunicar.