PUC-Campinas

Desafio do TP: o dueto que viralizou no TikTok da PUC-Campinas

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

CENÁRIO

Fundada em junho de 1941, a PUC-Campinas é uma das instituições de ensino mais tradicionais e respeitadas do Brasil. Nesses mais de 80 anos de história, a universidade sempre se mostrou à frente do seu tempo: buscando constantemente meios de aliar a forte tradição intrínseca aos seus valores católicos com a crescente onda de inovação e necessidade de conexão trazida pelos tempos modernos. Ainda assim, encontrar formas de falar a mesma língua e conquistar o público jovem era um grande desafio para a universidade. Por isso, em uma verdadeira aliança entre nós, o Departamento de Comunicação Social (DCOM) da PUC-Campinas, propusemos explorar um novo caminho digital e nos jogamos de corpo e alma na era do TikTok.

 

ESTRATÉGIA

O grande passo para o romper estratégico deste projeto foi, em primeiro lugar, um processo de quebra de paradigmas. Por se tratar de uma rede social não habitual para o perfil do cliente, mostramos através de um diagnóstico profundo realizado por nós, que a criação de uma nova rede social poderia trazer excelentes resultados, conectando curto, médio e longo prazo. Com uma equipe focada na criação de conteúdos específicos para o TikTok, desenvolvemos uma estratégia digital que englobava as mais diversas frentes de atuação da PUC-Campinas, sem deixar de lado o bom humor e a espontaneidade típicos da rede social. Além disso,o próprio TikTok disponibilizou uma equipe de apoio que contribuiu para os bons resultados deste projeto.

 

RESULTADOS

O Desafio do TP, o vídeo-dueto que convidava o público para gravar a si mesmo lendo a mensagem de um Teleprompter - equipamento muito utilizado no telejornalismo -, foi o grande destaque da estratégia. Desde o seu lançamento, o vídeo viralizou e conquistou incríveis 2.200.000 de visualizações, 146.900 curtidas, 1.740 comentários e 8.472 salvamentos. O vídeo foi tão bem aceito que novas edições do desafio foram solicitadas pelo público e prontamente atendidas pela equipe envolvida, todas elas atingindo excelentes resultados.

Mas não para por aí: O Desafio do TP também foi sucesso fora das redes sociais. A ação foi premiada com o Galo de Prata na categoria Marketing de Conteúdo no 32º Mídia Festival 2022, realizado pela App Campinas. Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a PUC-Campinas no TikTok. Basta baixar o app e digitar @puc_campinas na caixa de busca.